quarta-feira, 22 de junho de 2016

CABELO BRANCO? POR QUÊ?

Escrito por Regina Capeli


Muitas pessoas já pararam em frente ao espelho e repararam a presença de um fio branco de cabelo. Para muitos o cabelo branco não é bem-vindo e fazem de tudo para escondê-lo, outros acham tão atraente que mantêm o visual grisalho e se orgulham dele. Mas por que ele apareceu? Sim, todos já tiveram um momento de reflexão se perguntando se a idade estava chegando tão rápido assim. Para a infelicidade de alguns a causa pode ser a idade sim, porém o aparecimento de cabelo branco também tem outras causas.
Fonte: https://pt.dreamstime.com


O que determina a intensidade da cor do cabelo é a presença de melanina (C18H10N2O4), hormônio produzido por células específicas da pele: os melanócitos. 



      Uma maior quantidade de melanina é significado de uma maior produção desse pigmento e consequentemente o cabelo é mais escuro. 
Fonte: https://www.infoescola.com
Os melanócitos acabam por perder a capacidade de produção de melanina com o envelhecimento, essa é a principal causa da descoloração do cabelo.
Por que algumas pessoas ficam grisalhas antes das outras? A genética é que determina a capacidade de produção de melanina, assim, uma pessoa mais jovem pode ter cabelo grisalho enquanto que outra mais velha pode não ter.
É verdade que a presença de cabelo branco pode estar relacionada ao estresse? Talvez, ainda não foi encontrada nenhuma ligação direta, mas os cientistas acreditam que as alterações hormonais provocadas por estados emocionais desgastantes, como estresse ou medo, podem acelerar o processo.
Existem remédios capazes de recuperar a cor dos cabelos? Ainda não, mas existem expectativas pelos cientistas em produzir um suplemento alimentar ou um shampoo que reduza os fios brancos.
       Algumas pessoas se submetem ao tratamento com tintura para garantir a cor dos cabelos e a aparência mais jovem, outras deixam as madeixas grisalhas mesmo e as usam com grande estilo!

Referências bibliográficas:


terça-feira, 14 de junho de 2016

É POSSÍVEL PRODUZIR ÁGUA?

Escrito por: Regina Capeli

Fonte da imagem: alunosonline.uol.com.br 

A resposta é sim! A molécula de água possui dois hidrogênios e um oxigênio (H2O), sendo assim é possível criar água através dos gases oxigênio (O2) e hidrogênio (H2). Entretanto, esse processo é muito perigoso e explosivo. Os gases não se misturam e se juntam simplesmente para formar a molécula de água, é necessária uma fonte de energia para que ocorra a formação de ligações químicas entre o oxigênio e hidrogênio. Esses dois gases são inflamáveis, com isso é necessária apenas uma faísca para que a reação ocorra formando a molécula de água.
No filme “Perdido em Marte”, o astronauta Mark Watney (interpretado por Matt Damon) ficou abandonado no planeta Marte após ser dado como morto pelos seus colegas. Ele ficou sozinho no planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Por sorte, havia uma base no planeta, com vários pertences dos astronautas, suprimentos e vários equipamentos.
  Ele precisava de água para sobreviver, então montou um sistema para a obtenção do hidrogênio utilizando hidrazina (combustível de satélites) e um catalizador de irídio. A hidrazina (N2H4) é altamente tóxica e extremamente instável. Ela foi liberada muito lentamente, sobre o catalisador de irídio para ser transformada em nitrogênio (N2) e hidrogênio (H2). O hidrogênio foi direcionado para uma pequena área contendo uma chama, que tem energia suficiente para promover a reação entre os gases hidrogênio (produzido) e o oxigênio (presente no ambiente da base do astronauta) formando a água. A água foi liberada na atmosfera como umidade e o astronauta a coletou através do reaproveitador de água da base.
Para se produzir água potável suficiente para sanar as necessidades da população mundial seria necessário um processo de alta escala, mas isso acaba sendo inviável devido ao perigo da reação, podendo haver uma explosão mortal! Portanto, é necessária uma inovação das tecnologias atuais para superar tal obstáculo. Por ora, a solução para amenizar a falta de água está na captação de água do ar ambiente, uma alternativa que pretendo explicar em outra postagem.
A água é algo indispensável à vida. O que o ser humano busca são os modos de obtê-la, mas poucos são os que buscam maneiras de economizá-la.