Amei essa imagem kkkk
segunda-feira, 27 de junho de 2016
quarta-feira, 22 de junho de 2016
CABELO BRANCO? POR QUÊ?
Escrito por Regina Capeli
Muitas
pessoas já pararam em frente ao espelho e repararam a presença de um fio branco
de cabelo. Para muitos o cabelo branco não é bem-vindo e fazem de tudo para
escondê-lo, outros acham tão atraente que mantêm o visual grisalho e se
orgulham dele. Mas por que ele apareceu? Sim, todos já tiveram um momento de reflexão
se perguntando se a idade estava chegando tão rápido assim. Para
a infelicidade de alguns a causa pode ser a idade sim, porém o aparecimento de cabelo branco também tem outras causas.
![]() |
| Fonte: https://pt.dreamstime.com |
O que determina a
intensidade da cor do cabelo é a presença de melanina (C18H10N2O4),
hormônio produzido por células específicas da pele: os melanócitos.
Uma maior quantidade de melanina é significado
de uma maior produção desse pigmento e consequentemente o cabelo é mais escuro.
![]() |
| Fonte: https://www.infoescola.com |
Os melanócitos acabam por perder a capacidade de
produção de melanina com o envelhecimento, essa é a principal causa da
descoloração do cabelo.
Por que algumas pessoas ficam grisalhas antes
das outras? A genética é que determina a capacidade de produção de melanina,
assim, uma pessoa mais jovem pode ter cabelo grisalho enquanto que outra mais
velha pode não ter.
É verdade que a presença de cabelo branco pode
estar relacionada ao estresse? Talvez, ainda não foi encontrada nenhuma ligação
direta, mas os cientistas acreditam que as alterações hormonais provocadas por
estados emocionais desgastantes, como estresse ou medo, podem acelerar o processo.
Existem remédios capazes de recuperar a cor dos
cabelos? Ainda não, mas existem expectativas pelos cientistas em produzir um
suplemento alimentar ou um shampoo que reduza os fios brancos.
Algumas pessoas se submetem ao tratamento com
tintura para garantir a cor dos cabelos e a aparência mais jovem, outras deixam
as madeixas grisalhas mesmo e as usam com grande estilo!
Referências bibliográficas:
terça-feira, 14 de junho de 2016
É POSSÍVEL PRODUZIR ÁGUA?
Escrito por: Regina Capeli
Fonte da imagem: alunosonline.uol.com.br
A resposta é sim! A molécula de
água possui dois hidrogênios e um oxigênio (H2O), sendo assim é
possível criar água através dos gases oxigênio (O2) e hidrogênio (H2).
Entretanto, esse processo é muito perigoso e explosivo. Os gases não se
misturam e se juntam simplesmente para formar a molécula de água, é necessária uma
fonte de energia para que ocorra a formação de ligações químicas entre o oxigênio
e hidrogênio. Esses dois gases são inflamáveis, com isso é necessária apenas
uma faísca para que a reação ocorra formando a molécula de água.
No filme “Perdido em Marte”, o
astronauta Mark Watney (interpretado por Matt Damon) ficou abandonado no
planeta Marte após ser dado como morto pelos seus colegas. Ele ficou sozinho no
planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou
retornar à Terra. Por sorte, havia uma base no planeta, com vários pertences
dos astronautas, suprimentos e vários equipamentos.
Ele precisava
de água para sobreviver, então montou um sistema para a obtenção do hidrogênio utilizando
hidrazina (combustível de satélites) e um catalizador de irídio. A hidrazina (N2H4) é altamente
tóxica e extremamente instável. Ela foi liberada muito lentamente, sobre o
catalisador de irídio para ser transformada em nitrogênio (N2) e
hidrogênio (H2). O hidrogênio foi direcionado para uma pequena área contendo
uma chama, que tem energia suficiente para promover a reação entre os gases hidrogênio
(produzido) e o oxigênio (presente no ambiente da base do astronauta) formando
a água. A água foi liberada na atmosfera como umidade e o astronauta a coletou
através do reaproveitador de água da base.
Para se produzir água potável suficiente
para sanar as necessidades da população mundial seria necessário um processo de
alta escala, mas isso acaba sendo inviável devido ao perigo da reação, podendo
haver uma explosão mortal! Portanto, é necessária uma inovação das tecnologias atuais
para superar tal obstáculo. Por ora, a solução para amenizar a falta de água
está na captação de água do ar ambiente, uma alternativa que pretendo explicar
em outra postagem.
A água é algo indispensável à
vida. O que o ser humano busca são os modos de obtê-la, mas poucos são os que
buscam maneiras de economizá-la.
Assinar:
Postagens (Atom)





