É POSSÍVEL PRODUZIR ÁGUA?
Escrito por: Regina Capeli
Fonte da imagem:
A resposta é sim! A molécula de
água possui dois hidrogênios e um oxigênio (H2O), sendo assim é
possível criar água através dos gases oxigênio (O2) e hidrogênio (H2).
Entretanto, esse processo é muito perigoso e explosivo. Os gases não se
misturam e se juntam simplesmente para formar a molécula de água, é necessária uma
fonte de energia para que ocorra a formação de ligações químicas entre o oxigênio
e hidrogênio. Esses dois gases são inflamáveis, com isso é necessária apenas
uma faísca para que a reação ocorra formando a molécula de água.
No filme “Perdido em Marte”, o
astronauta Mark Watney (interpretado por Matt Damon) ficou abandonado no
planeta Marte após ser dado como morto pelos seus colegas. Ele ficou sozinho no
planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou
retornar à Terra. Por sorte, havia uma base no planeta, com vários pertences
dos astronautas, suprimentos e vários equipamentos.
Ele precisava
de água para sobreviver, então montou um sistema para a obtenção do hidrogênio utilizando
hidrazina (combustível de satélites) e um catalizador de irídio. A hidrazina (N2H4) é altamente
tóxica e extremamente instável. Ela foi liberada muito lentamente, sobre o
catalisador de irídio para ser transformada em nitrogênio (N2) e
hidrogênio (H2). O hidrogênio foi direcionado para uma pequena área contendo
uma chama, que tem energia suficiente para promover a reação entre os gases hidrogênio
(produzido) e o oxigênio (presente no ambiente da base do astronauta) formando
a água. A água foi liberada na atmosfera como umidade e o astronauta a coletou
através do reaproveitador de água da base.
Para se produzir água potável suficiente
para sanar as necessidades da população mundial seria necessário um processo de
alta escala, mas isso acaba sendo inviável devido ao perigo da reação, podendo
haver uma explosão mortal! Portanto, é necessária uma inovação das tecnologias atuais
para superar tal obstáculo. Por ora, a solução para amenizar a falta de água
está na captação de água do ar ambiente, uma alternativa que pretendo explicar
em outra postagem.
A água é algo indispensável à
vida. O que o ser humano busca são os modos de obtê-la, mas poucos são os que
buscam maneiras de economizá-la.


Nenhum comentário:
Postar um comentário